quinta-feira, 10 de maio de 2018

Vingadores - Fim do Jogo


Segue Vídeo teoria Vingadores 4: parte 1- https://www.youtube.com/watch?v=DgUipkdm3mo
Segue Vídeo teoria Vingadores 4: parte 2- https://www.youtube.com/watch?v=kvtShVnRUSw

Teoria: Baseado no filme Guerra Infinita e em tudo que saiu até a data de hoje de oficial e de especulação (10/05/18), tracei umas adivinhações que buscam descrever o filme Vingadores 4, aqui já determinado por “Fim do Jogo,” explicação dada no poste anterior desse blogue. Como já disse na crítica escrita sobre Guerra Infinita, acho muito difícil a Marvel encerrar de vez o seu universo até agora apresentado, matando heróis e depois continuar os filmes solo desses mesmos sem considerar o que aconteceu no último Vingadores. A iniciativa Vingadores deve acabar, mas a reunião de heróis para lutar contra super-vilões não. Vocês não acham que já que era pra alguns heróis morrerem, não seria mais emocionante acontecer isso nas batalhas? Assim como Loki e Visão morreram de verdade. Os heróis terem sido arrebatados, pra mim indica que não morreram de vez.

A próxima fase depois de Vingadores 4 deve ter no título a palavra Marvel substituindo Vingadores, exemplo: Um filme chamado “Marvel – Derrocada de Thanos.” Algo que represente mais todo o universo de heróis. Acreditar que no próximo filme os heróis dependerão de ter a joia do tempo para desfazer tudo que Thanos fez, também é uma visão rasa de mais, seria muito óbvio. É claro que um vilão tão poderoso e mais de 60 heróis lutando contra, não caberiam em um filme, e fazer um filme só por fazer, não é bem a cara da MRVL, eles quiseram deixar claro a separação e enredo próprio em Vingadores 3 e 4. Assim nos resta acreditar que pra surpreender foram criados caminhos pra nos enganar, nos trair, e de um jeito surpreendente Guerra Infinita cumpriu o seu papel. Proponho aqui, que na verdade Thanos perdeu a batalha em Guerra Infinita, e perdeu por que foi com sede de mais até o pote.

O Titã junto com Gamora encontram em Vormir o Cavera Vermelha, que diz: “É bom que saiba… Isto requer um preço muito alto.” Respondendo a Thanos, sobre onde está a joia da alma, que então diz: “Estou preparado!” E a resposta é dada sorrindo: “É o que todos pensamos a princípio… Estamos todos errados!” Em seguida à beira do penhasco o guardião da joia diz: “O que procura está a sua frente... Assim como o que teme!” E depois: “Para garantir que quem a possua compreenda o poder dela… A joia exige um sacrifício.” e por fim o Caveira fala: “Deve perder o que ama... Uma alma por outra alma.” Gamora então ri e diz que Thanos nunca amou nada e nem ninguém. Ele chorando se vira pra ela, que rapidamente entende a situação, pega a sua adaga afiada que estava no cinto do vilão e tenta se matar, pra não servir de sacrifício. Ela oferece a sua vida pra proteger a joia da alma. Thanos usa seu poder e transforma a adaga em bolinhas de sabão. Sentido muito ele agarra sua filha e joga-a do penhasco como sacrifício. Depois, sem muita explicação e bem longe da montanha do sacrifício, ele encontra a joia da alma na palma de sua mão.

A pergunta que fica é: Pode alguém dar uma alma que não é sua em troca de algo? O Caveira afirma que todos erram no início, que o poder da joia demanda uma sabedoria muito grande. Na verdade creio que o desafio diz pra caminhar até a beira do penhasco e pular, pois o temor estaria à frente, temor de perder algo que é muito valioso para cada um, a própria vida. Só dando a sua própria alma, é que seria digno de receber a joia da alma. Logo Thanos demonstrou-se indigno de receber a joia da alma, por não saber compreender o seu poder, assim ele ganhou uma joia falsa. Na arrogância de vencer seus inimigos e cumprir seus objetivos o vilão foi enganado. Isso parece ser plausível pois todas as outras joias ou sabia-se que eram verdadeira, da mente com Visão ou do tempo com Dr. Estranho, ou foi usada pelo vilão em Guerra Infinita, a do poder, do espaço e da realidade, exceto uma, a da alma. Que foi bem escondida e não foi usada no filme.

Um dos roteiristas do filme esse dia deixou escapar para crianças em uma escola, que a cena final de Thanos conversando com Gamora pequena, onde ele revela que aquela jornada tinha custado tudo o que ele tinha, poderia ser dentro da joia da alma, pois era um ambiente suspenso e todo alaranjado, cor da joia da alma. O poder desprendido pra aniquilar metade do universo foi tanto que Thanos se refugiou lá dentro, disse ele. A cena mostra muito amarelo também, cor da joia da mente, assim, creio que a mente do vilão foi pra joia da mente e não da alma, já que a joia da alma está nas mãos de Gamora, que mostrou-se digna de recebê-la. Vale lembrar que nos quadrinhos as corres das joias são diferente, lá a da alma é verde. Coincidência apenas a mudança de cor? Ou estamos sendo induzidos a acreditar que Thanos estava com a joia da alma? Quando na verdade a cena bem amarelada também, se passa dentro da joia amarela que ele acabara de roubar do Visão. Se Thanos sentiu tanto a dor de perder Gamora, agora de posse da joia da alma, não poderia ele querer ao menos tentar reviver a filha? Pra mim a joia da alma foi pouca explicada de propósito, com o intuito de escondê-la até mesmo da gente, e dar a falsa impressão da vitória do Titã. Se for assim… Fomos bem enganados mesmo.

Falta explicar então, porquê houve o arrebatamento de Thanos? Vamos lembrar dos sentidos dos poderes das joias do infinito. As joias foram criadas no início do surgimento do universo e representam os aspectos da existência. Um ser pra existir no universo precisa ter um poder dentro de si um, coesão entre suas células. (joia roxa, a do poder). Este ser precisa estar em algum lugar do espaço (joia azul, a do espaço), dentro de uma realidade, o que presume multiversos (joia vermelha, da realidade). A existência de um ser passa por um poder do tempo, em qual tempo ele está? (joia verde, a do tempo). E também esse ser pra existir precisa ter uma mente pensante (joia amarela, da mente), atrelado a um espírito extrassensorial, a uma alma, algo maior que nós (joia laranja, a da alma). Logo, pra poder aniquilar de vez, matar a metade do universo seria preciso ter a seis joias, destruir os 6 aspectos da existência. Se Thanos só tinha cinco joias ele conseguiu destruir apenas 5 dos 6 elementos que definem um ser. Ele destruiu seus corpos evaporados, rompendo o poder que os unia, destruiu o espaço, a realidade, o tempo e as mentes, porém não os matou, por que suas almas ainda estão vivas. E onde? Num lugar desprendido dos cinco elementos pra se existir, em algum multiverso, em alguma realidade, no “céu cristão,” ou dentro da joia da alma. Pode ser que cada um vá pra um lugar diferente no tempo/espaço e precisem ser resgatados individualmente com uso da tecnologia pra poderem juntos deter Thanos. E como resgatar todos? Destruindo a manopla do infinito e libertando as almas da joia laranja ou um ser muito poderoso capaz de usar a manopla com as 6 joias e restituir a existência de todos os arrebatados. Seria esse o papel da capitã Marvel? Já que o presidente da companhia disse que ela será a heroína mais forte no universo MRVL do cinema.

Ah, mas não se poderia apenas voltar no tempo e desfazer tudo que foi feito? Não, o tempo pra existência das pessoas arrebatadas foi destruído e não poderia ser retrocedido. Além disso, ao voltar no tempo uma nova chance pra Thanos reunir as joias seria dada. Pois poucos no universo seriam capazes de dominar e usar o poder da manopla. A meu ver, o fato da manopla do infinito ser quase que destruída depois do estalar dos dedos se deu ao fato da joia da alma ser falsa. O próprio Thanos usando o a manopla e o poder de todas as joias se espanta por não conseguir vencer o machado do Thor, isso também demonstraria que algo está errado. Acredito que uma joia falsa, a da alma, atrapalhou a fluidez dos poderes e danificando seriamente a manopla, a surpresa do Titã em vê-la destruída aponta pra isso.

Na cena final Thanos aparece em um lugar, ele está curado da machadada no peito dada por Thor, porém seu braço esquerdo está todo necrosado, queimado, braço que ainda carrega a manopla toda destruída, mas aparentemente com todas as joias. Correria perigo este? Poderia a sua vida estar em risco? Pode ser que sim, mas o fato dele não se curar dos ferimentos no braço creio que é mais um indício que algo saiu errado, que uma joia falsa ajudou a danificar a manopla, porém 5 dos aspectos da existência dos arrebatados foram destruídos. Logo, devido ao ferimento e ao estado da manopla creio que Thanos não conseguirá usar muito do poder das joias do infinito, estaria mais vulnerável. Devendo ele recorrer ao anão em Nidavellir para conseguir outra manopla ainda mais forte. Outra cena pra deixar claro que Thanos venceu, que na minha opinião seria obrigatória é mostrar em várias partes do universo os seres sendo deletadas. Só na Terra e em Titã foi mostrado o arrebatamento, vale lembrar que Titã é uma das luas de Júpiter e está em nosso sistema solar. Ou seja, o universo inteiro não deve ter sido atingido.

O lugar da cena final, onde Thanos chega admirando a paisagem e sorrindo, creio que é o planeta Vormir, só que durante o dia, o mesmo da montanha do sacrifício. E aquele sorriso de felicidade, de dever cumprido, seja na verdade um sorriso de quem entendeu o que aconteceu e sabe que Gamora está viva por ali com a joia da alma. Creio que um dos únicos arrebatados que podem encontrar por projeção astral e falar com algum dos Vingadores seja o Dr. Estranho, por dominar a técnica de andar entre as realidades. Acredito que o Capitão América se sacrificará pra ajudar a derrubar Thanos, podendo este usar a manopla pra tentar trazer os arrebatados. O Homem-Formiga e Vespa também ajudarão em Vingadores – “Fim do Jogo”, devendo ser um dos poucos que possam em matéria transitar por universos paralelos e volta ao tempo. É claro que tudo está em aberto, pode chegar opções novas com a Capitã Marvel, que ainda não se sabe como serão os poderes dela e nem onde ela estaria no tempo de hoje. Já que seu filme se passará no passado (década de 1990), quem sabe viajar pelo tempo esteja na trama. Devido ao preço que custou o feito de Thanos pra ele mesmo, quem sabe o vilão se redimi e acaba ajudando os Vingadores a concertar as coisas. Poderia ele estar morrendo? Flertando com a morte, a ponto de rever seus objetivos, ou pra salvar a si mesmo tenha que mudar de ideia. Tudo pode acontecer, é fato que o novo filme será surpreendente e terá sucesso garantido.